quinta-feira, novembro 20, 2008

Dia da Consciência Negra



Hoje é feriado em algumas cidades do dia 20 de novembro - Dia da Consciência Negra - E essa data não será tão lembrado quanto se imagina. Muitas pessoas irão aproveitar e prolongar o feriado para ir à praia, caminhar, fazer ginástica, assistir a um bom filme etc. E como fica o significado desse dia? Pois é, aí é que está o problema: falar que não tem preconceito de uma pessoa negra é muito fácil; o difícil é colocar o discurso na prática. Muitos negros, ainda hoje, isso é fato, são humilhados, achatados, desprezados, e não se faz nada de concreto para alterar esse quadro. Os negros deveriam ser mais valorizados neste país, pois a maioria da população é negra. Isso não é invenção, é uma comprovação empírica. O que observamos é que a discriminação está longe de terminar. Outra coisa é colocar o dia 20 de novembro feriado. O Brasil está repleto de feriados. Deve-se acabar com essa cultura do feriado, pois os negros não têm muito o que comemorar, essa é a grande realidade. Se o negro fosse bem mais visto no Brasil, a situação seria outra, não o que temos presenciado. Temos q deixar de hipocrisia, pois o Brasil não aguenta mais tanto descaso, desunião, violência, discriminação etc. É preciso que mudemos o nosso ponto de vista a respeito desse assunto e que os negros, um dia, possam ter muito mais o que comemorar, visto que do jeito que está, fica praticamente impossível.

2 comentários:

Unknown disse...

Nika, eu acho que a situação não está tão caótica no Brasil, acho que o negro está bem integrado na sociedade. Mas...há ainda o negro pobre...

ALGUÉM disse...

A situação é tão complicada que ficar tapando buraco com feriados específicos, dias disso ou daquilo, feriados prolongados...etc. Só faz cegar as pessoas que não perceberam que isso é só um "docinho" pra acalmar ou enganar um povo que clama por justiça.

Abração.